OBJETIVOS
PÚBLICO
Pessoas envolvidas nos processos de Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas Privadas. Estudantes em Geral, ou qualquer pessoa que tenha interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a área de Gestão da Qualidade.
CARGA HORÁRIA: 16 Horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I
1.1 – Introdução
1.2 – Questões Básicas da Gestão Qualidade
1.3 – Empresa e Comprometimento com a Qualidade com Cliente
1.4 – Gerenciamento da Qualidade
1.5 – Normalização – Norma da ABNT: ISO 9.001: 2008
1.5 – O Ciclo do PDCA
MÓDULO II
2.1 – Planejamento
2.2 – Elementos de Um Sistema de Gestão da Qualidade
2.3 – Escopo do SGQ
2.4 – Análise da Qualidade
2.5 – Política da Qualidade
2.6 – Matriz de Registros
2.6 – Indicadores e Critérios de Desempenho da Qualidade
2.7 – Requisitos Legais e Outros Requisitos
2.8 – Objetivos, Metas e Programas da Qualidade
MÓDULO III
3.1 – Implementação e Operação
3.2 – Recursos, funções, Responsabilidades e Autoridades
3.3 – Competência, Treinamento e Conscientização
3.4 – Comunicação
3.5 – Documentos
3.6 – Controle de Documentos
3.7 – Controle Operacional
3.8 – Preparação e Resposta à Emergências
MÓDULO IV
4.1 – Verificação
4.2 – Monitoramento e Medição
4.3 – Avaliação do Atendimento a Requisitos Legais e Outros
4.4 – Não-conformidade, Ações Corretivas e Preventivas
4.5 – Controle de Registros
4.6 – Auditoria Interna
MÓDULO V
5.1 – Melhoria Contínua
5.2 – Análise Critica pela Administração
5.3 – Auditoria da Qualidade e Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 20 Horas
OBJETIVOS
Capacitar os participantes para atuação de Auditor Interno de Meio Ambiente conforme Requisitos da Norma ISO: 14001. Ter Competência para Planejar, Organizar e Executar uma Auditoria Interna da Qualidade
PÚBLICO
Pessoas envolvidas nos processos de Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas Privadas. Estudantes em Geral, ou qualquer pessoa que tenha interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a área de Gestão da Qualidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I
1.1 – Introdução e Conceitos Fundamentais
1.2 – A Empresa e Qualidade
1.3 – Sistema de Gestão Qualidade - Evolução Histórica
1.5 – Normalização – Norma da ABNT: ISO 9.001: 2008
1.6 – O Ciclo do PDCA
MÓDULO II – Auditoria
2.1 – Introdução - Auditorias de Sistema da Qualidade: Terminologia; Classificação; Procedimentos e Metodologias das Auditorias
2.2 – Princípios da Auditoria
2.3 – Planejamento e Execução da Auditoria
2.4 – Elaboração e Gerenciamento do Programa de Auditoria
2.5 – Instrumentos Para a Realização da Auditoria Interna
2.5.1 – Questionário de Pré-auditoria
2.5.2 – Lista de Verificação de Auditoria
2.6 – Desenvolvimento da Auditoria: Coleta de Evidencias, Relatórios e Auditoria de Follow-up
2.7 – Acreditação e Certificação da Qualidade
MÓDULO III – Auditor de SGQ
3.1 – Auditores: Perfil, Qualificação e Comportamento dos Auditores
3.2 – Estudo de Casos
MÓDULO IV– Itens Auditáveis da ISO 9.001: 2008 x Check List de Auditoria
4.1 – Planejamento
4.2 – Elementos de Um Sistema de Gestão Qualidade
4.3 – Escopo do SGQ
4.4 – Política da Qualidade
4.5 – Matriz de Registros
4.6 – Indicadores e Critérios de Desempenho da Qualidade
4.7 – Requisitos Legais e Outros Requisitos
4.8 – Objetivos, Metas e Programas da Qualidade
4.9 – Implementação e Operação
4.10 – Recursos, funções, Responsabilidades e Autoridades
4.11 – Competência, Treinamento e Conscientização
4.12 – Comunicação
4.13 – Documentos
4.14 – Controle de Documentos
4.15 – Controle Operacional
4.16– Preparação e Resposta à Emergências
4.17 – Verificação
4.18 – Monitoramento e Medição
4.19 – Avaliação do Atendimento a Requisitos Legais e Outros
4.20 – Não-conformidade, Ações Corretivas e Preventivas
4.21 – Controle de Registros
4.22 – Auditoria Interna
4.23 – Melhoria Contínua
4.24 – Análise Critica pela Administração
4.25 – Auditoria da Qualidade e Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
CARGA HORÁRIA: 12 Horas
OBJETIVOS
Capacitar os participantes para atuação com Multiplicador e Auditor da Metodologia 5S – Housekeeping de forma a adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter um programa 5S adequado e eficaz.
Gerentes, coordenadores, facilitadores e, sobretudo, chefes/supervisores que efetivamente pretendem implantar o 5S nas suas respectivas áreas. Todos os profissionais que queiram aprender o Programa 5S, obtendo uma visão geral deste programa, e entender como a filosofia 5S pode ser integrada à organização. Estudantes em Geral, ou qualquer pessoa que tenha interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a área de Gestão da Qualidade e O Programa 5S.
MÓDULO I
1.1 - O que é o programa 5S, Origem e por que implantar o programa
1.2 - Entendendo a Metodologia 5S – Housekeeping. (1ºS - Seiri - Senso de Utilização, 2ºS - Seiton - Senso de Organização ou Ordenação, 3ºS - Seisou - Senso de Limpeza ou Zelo, 4ºS - Seiketsu - Senso de Higiene ou Saúde, 5ºS - Shitsuke - Senso de Autodisciplina). Exercícios.
MÓDULO II
2.1 - Benefícios esperados com a implantação de cada S.
2.2 - Dicas de como implantar e praticar o plano de execução de implantação de cada S.
2.3 - Divulgação do programa: Cronograma de implantação, placar de avaliação.
2.4 - Conhecendo mais sobre os hábitos.
2.5 - Formação de auditores do programa 5S (Processo de auditoria, Personalidades do Auditor, Condução da auditoria).
2.6 - Avaliações do programa: Lista de verificação para auditoria de cada S e para manutenção do programa.
2.7 - eSTUDO DE CASO
CARGA HORÁRIA: 40 Horas
OBJETIVOS
Capacitar os participantes para atuação com Multiplicador e Auditor da Metodologia 5S – Housekeeping de forma a adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter um programa 5S adequado e eficaz.
PÚBLICO
Gerentes, coordenadores, facilitadores e, sobretudo, chefes/supervisores que atuam com facilitadores da Gestão da Qualidade. Estudantes em Geral, ou qualquer pessoa que tenha interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a área de Gestão da Qualidade.
MÓDULO I - Generalidades (02 horas)
1.1 - Introdução a sistemas de gestão da qualidade
1.2 - Benefício
MÓDULO II – Mapeamento de Processos (06 horas)
2.1 - Conceitos básicos
2.2 - Entradas e saídas dos processos e suas interações
2.3 - Tipos de processo em um SGQ
2.4 - Monitoramento e medição de processos
2.5 - Mudanças em processos
2.6 - Mapeamento de processos X definição de competências
MÓDULO III - Gestão da Qualidade: ISO 9001:2008 (12 horas)
3.1 - Histórico
3.2 - Termos e definições
3.3 - Estrutura
3.4 - Requisitos Normativos
3.5 - Elaboração dos Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade;
3.6 - Objetivos, indicadores e metas
3.7 - Definição de metas e motivação dos colaboradores
3.8 - Eficácia X eficiência
3.9 - Melhoria de processos com base em indicadores desempenho
3.10 - Verificação de sistemas de gestão da qualidade
3.10.1 - Ferramentas de verificação
3.10.2 - Reclamações de clientes
3.10.3 - Auditoria interna
MÓDULO IV – Ferramentas da qualidade (08 horas)
4.1 - Ferramentas Básicas
4.2 - Introdução e objetivos
4.3 - Diagrama de Pareto
4.4 - Histogramas
4.5 - Folhas de verificação
4.6 - Gráficos de dispersão
4.7 - Diagramas de causa e efeito
4.8 - Estratificação
4.9 - Cartas de controle
4.10 - Ferramentas Avançadas
4.11 - MASP
4.12 - Lean
4.13 - Seis Sigma
MÓDULO V – Formação de multiplicadores (04 horas)
5.1 - Comunicação assertiva e treinamento
5.2 - 60 dicas técnicas e comportamentais para se tornar um excelente multiplicador
5.3 - Planejamento de ações de treinamento e desenvolvimento
5.4 - Recursos instrucionais
5.6 - Aplicação e acompanhamento de programas de treinamento
MÓDULO VI – Gestão de equipes (04 horas)
6.1 - Engajamento de pessoas
6.2 - Trabalho em equipes
6.3 - Liderança
6.4 - Técnicas de negociação
MÓDULO VII – Consolidação de conceitos (04 horas)
7.1 - Palestra “Case de Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade”.
7.2 - Apresentação de trabalhos práticos
7.3 - Encerramento
7.4 - Avaliações: Técnicas e do Treinamento